A uma altitude de 3.800 metros, Ice-Age architects projetaram e produziram um abrigo compacto e leve como a última base antes que os alpinistas se aventurem no Monte Elbrus, o ponto mais alto da Europa. Inspirado pela cúpula geodésica 2V de Buckminster Fuller, o abrigo pode acomodar até 16 pessoas à medida que se acostumam à altitude e aguardam o tempo adequado para a subida.
A cúpula geodésica, definida como os caminhos mais curtos entre dois pontos em uma esfera, foi originalmente popularizada pelo arquiteto, inventor e engenheiro americano Buckminster Fuller. Seu trabalho revolucionário na década de 1940 para resolver o problema da habitação levou-o a desenvolver a infame estrutura do abóbada replicando o "sistema de coordenadas da natureza" encontrado em esferas como moléculas e planetas. Ao romper a linearidade da habitação tradicional, Fuller descobriu a eficiência da esfera de uma relação superfície / volume mínima, que consequentemente minimizava a perda de calor através do tecido do edifício.
Shelter 3800 aproveita as capacidades da geodésica para o ambiente hostil no qual está localizado. As dimensões são o máximo possível usando materiais de tamanho padrão, enquanto a estrutura é compacta e leve.
Em um local tão isolado, o transporte das peças teve que ser fortemente considerado no processo projetual. A maioria das caixas foram transportadas por helicóptero com uma rígida restrição de peso de 500 kg por embalagem; e cada parte individual não poderia exceder 20 kg em caso de ventos fortes durante a montagem. Como parte do sistema de embalagem exclusivo, os pacotes só poderiam ser abertos após a fase de projeto anterior ter sido concluída para facilitar a montagem.
Outra questão importante a considerar era a moraína, uma vez que o abrigo foi construído sobre o contínuo movimento da geleira. As pernas de suporte ajustáveis ligadas a gabiões permitem que a estrutura compense as diferenças de nível do terreno.
Arquitetos: Ice-Age
Arquiteto Principal: Artem Oganov
Localização: Elbrus mountain, acampamento da face norte, 3800 metros acima do mar, Rússia
Ano: 2017
Área: 23 m2
Fotografias: Artem Oganov
Outros participantes: Ahmetshin Iliy, Ivan Ilyin, Mariya Ovsannikova, Dmitriy Tabachnik
Notícia Via: Ice-Age.